conheça o
nosso blog

02 de Setembro de 2019

Como fazer um planejamento financeiro para comprar um apartamento?

Compartilhar:

Você já deve ter escutado que se planejar é o melhor caminho para atingir um determinado objetivo. E, sim, essa é uma grande verdade, sobretudo quando se trata de finanças. Ter plena consciência do quanto recebe e do quanto gasta é o pontapé inicial para possuir uma saúde financeira e poder realizar sonhos como, por exemplo, adquirir o seu próprio apartamento. Pensando em te ajudar a atingir mais essa conquista, a Rocha Empreendimentos listou abaixo 5 pontos chave para você traçar e seguir até o dia em que terá um apê novinho para chamar de seu. Confere só!
 
1 - ESTABELEÇA METAS E PRIORIDADES
 
Vamos começar com um dos pontos cruciais de qualquer planejamento financeiro: definir prioridades e metas a serem alcançadas. Elas são de suma importância para transformar números em resultados palpáveis que você conseguirá identificar facilmente. 
 
Trazendo para o nosso caso específico, ter um direcionamento é fundamental, principalmente para que evitemos gastos supérfluos e saibamos economizar. Controlar a maior quantidade de variáveis possíveis, traçar pequenos objetivos e verificar como tudo está ocorrendo ajudam muito e fazem com que sigamos controlados e focados. O ponto em questão é compreender que alguns sacrifícios momentâneos precisam ser feitos, tendo em vista, claro, a conquista mais aguardada: o seu imóvel! 
 
2 - CONHEÇA PERFEITAMENTE A SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA
 
Como dito no tópico anterior, estabelecer metas é essencial, mas para traçá-las com precisão é preciso saber exatamente a sua atual condição financeira. Não existe a possibilidade de chegar ao ponto B sem ao menos saber onde é o ponto A. Portanto, procure conhecer bem as suas fontes de renda e os seus investimentos, uma vez que eles serão a base de todo o seu planejamento. Além disso, entenda e saiba exatamente onde estão os gargalos das suas dívidas e em que você costuma gastar o que ganha. Sem isso, será impossível definir assertivamente metas de conquista. 
 
Uma dica relevante é fazer um balanço patrimonial, listando todas as suas dívidas e despesas de um lado e todos os seus bens e a renda mensal do outro. Pode parecer um exercício simples, mas tenha certeza que ele te ajudará a ter a noção inicial do que você tem e do que será preciso fazer para seguir em busca do seu novo apartamento. Tal planejamento será construído a partir do seu desejo e da sua vontade de atingir o seu sonho. Conheça com detalhes para onde o seu dinheiro sai todo mês e esteja disposto a abdicar de algumas coisas, mesmo que somente por um intervalo de tempo.
 
3 - TENHA CONTROLE DAS SUAS DESPESAS MENSAIS
 
Exatamente. Por mais óbvio que pareça, controlar todas as etapas de movimentação do seu dinheiro é fundamental, desde o dia em que o salário cai na conta até o dia em que os boletos deverão ser pagos. Ah, e sem esquecer de separar a quantia que deverá ser economizada. Não perca o foco: o seu apartamento! 
 
Tenha bem definido na sua mente quais são os seus gastos fixos e aquilo que você pode cortar. Preste atenção agora: não estamos falando para você deixar de lado os momentos de lazer, estamos afirmando que você deve avaliar e criar uma zona de conforto onde o seu bolso e a sua felicidade caminhem lado a lado. Só não tire da cabeça que algumas mudanças precisam ser feitas. Definindo-as, tudo se torna mais fácil. Então, não se preocupe! 
 
Agora vamos para a dica mais importante de todas: não se prive do que te faz bem. É justamente para isso que fazemos uma planejamento financeiro e definimos um orçamento. O cerne da questão é ter parcimônia sempre, saber como gastar o dinheiro sem prejudicar o resultado final. É por isso que a Rocha Empreendimentos está aqui: para te dar suporte e fazer do seu sonho algo cada vez mais real! Conte conosco! 
 
 
 

Saiba o que fazer para financiar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida

MAIS DO BLOG

Vantagens de comprar um imóvel novo

Ler Matéria

Financie seu sonho!

Ler Matéria

3 motivos para sair do aluguel

Ler Matéria