conheça o
nosso blog

09 de Outubro de 2019

Pontos importantes para ter atenção ao assinar um contrato imobiliário

Compartilhar: Ícone de WhatsApp

Chegou a hora tão esperada. O momento de assinar o contrato para a compra do seu imóvel próprio. Após todo um planejamento financeiro e uma avaliação das condições apresentadas, tal ocasião soa quase como a realização de um sonho. E realmente é. Mas não pense que tudo já está resolvido. Agora, é preciso estar atento à assinatura do contrato e todos os seus aspectos. 
 

Não precisa ficar nervoso. Neste texto, vamos contar pra você os principais pontos para saber quando for concretizar a compra da sua nova casa. Olha só! 
 

1 - CONHEÇA BEM COM QUEM ESTÁ NEGOCIANDO

 

Por mais que o negócio aparente ser o ideal, com as condições de aquisição e o local que você sempre quis, é muito válido pesquisar a fundo a reputação da empresa ou da pessoa física que está na linha de frente do acordo. A idoneidade do vendedor é crucial para a conclusão de qualquer negociação.
 

Essa dica ganha ainda mais importância quando o comprador está adquirindo o imóvel ainda na planta, pois é necessário ficar atento ao cumprimento dos prazos e à confiabilidade do empreendedor. Assegure-se de que a entrega do imóvel irá ser dentro do que foi vendido pelo corretor. 
 

2 - CONFIRA E GUARDE BEM A DOCUMENTAÇÃO

 

Você sabia que a documentação do imóvel é aquilo que comprovará se o local está apto legalmente para ser negociado? Isso mesmo. Além disso, ela assegura que o vendedor cumpra tudo aquilo que foi prometido inicialmente. Dessa forma, tome conhecimento dos registros no Cartório de Registro de Imóveis do município, onde a documentação oficial do apartamento ou da casa deverá estar guardada junto com o histórico de transações anteriores e possíveis impedimentos de venda.  
 

Se o imóvel estiver ainda em construção, verifique se existe o memorial descritivo do empreendimento, a propriedade sobre o terreno e o registro de incorporação. Por isso, guarde bem todo e qualquer contato efetuado.  
 

3 - LEIA O CONTRATO MINUCIOSAMENTE

 

Por mais óbvia e conhecida que esta dica seja, nunca é demais lembrar de ler o contrato inteiro, do começo ao fim. Confira se os pontos acordados estão devidamente redigidos, sobretudo os deveres do vendedor e direitos do comprador. Tudo estar bastante claro é essencial, sem que exista algum aspecto que gere mais de uma interpretação. Não esqueça de alertar os responsáveis diretos se algo fugir daquilo que foi conversado.

 

4 - TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS

 

Por fim, mas não menos importante, não saia da assinatura do contrato com alguma dúvida. Não tenha vergonha de perguntar e de esclarecer aquilo que você não compreender. O momento é agora! 
 

Siga a Rocha Empreendimentos nas redes sociais e acompanhe sempre o blog para mais novidades!

 
Saiba o que fazer para financiar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida

MAIS DO BLOG

Vantagens de comprar um imóvel novo

Ler Matéria

Financie seu sonho!

Ler Matéria

3 motivos para sair do aluguel

Ler Matéria